Promoção do Género, Emprendedorismo Juvenil e Inovação

Um dos grandes desafios que Moçambique enfrenta e enfrentará nos próximos anos, é o acelerado crescimento demográfico com predominância de uma grande faixa de população jovem, sobretudo nos centros urbanos, sem acesso a emprego formal e digno, fontes de geração de renda, portanto, sem meios de subsistência.

Este cenário, que é, em parte, resultado do êxodo rural, por falta de oportunidades nessas zonas, representa um risco a médio e longo termo, sobretudo se olharmos para exemplos recentes de levantamentos populares em alguns países, como resultado de se ter uma juventude frustrada e sem esperança. Na mesma esteira, estão os riscos das desigualidades do género, onde as assimetrias constituem um risco para a coesão social e desenvolvimento sustentável do país.

Sendo uma Instituição Financeira de Desenvolvimento com a missão de promover o empreendedorismo e o empresariado nacional, com particular prioridades para sectores sensíveis como a mulher e a juventude, a Gapi tem enveredado esforços para trazer soluções de forma a minimizar esta situação.

Close Menu