Ruby Mining e Gapi promovem educação financeira

Ruby Mining e Gapi promovem educação financeira

A Montepuez Ruby Mining (MRM), em parceria com a Gapi – Sociedade de Investimentos, está a promover junto das comunidades do Posto Administrativo de Namanhumbir, província de Cabo Delgado, diversas accões formativas relacionadas com a gestão financeira, investimentos e consumo racional. O objetivo é viabilizar o crescimento sustentável em todas as atividades desenvolvidas pelas comunidades.

Até ao momento, 85 pessoas residentes nas comunidades de Nseue, Chimoio e Mpuho beneficiaram do primeiro ciclo de formação e espera-se a inclusão no segundo ciclo, das comunidades de Nanhupo, Namanhumbir, Nanune, Mpupene e Nsembia.

Os beneficiários foram dotados de conhecimentos básicos sobre matérias relacionadas com gestão monetária, poupança e investimento. Acredita-se que, com esta accão, será melhorada a consciência e a capacidade de tomada de decisão das pessoas no seio das comunidades.

Ao longo da formação, foram criados três grupos de Poupança e Crédito Rotativos: na comunidade de Nsewe foi denominado Nova Vida, Poupança Salvação na comunidade de Chimoio e Niussane na comunidade de Mpuho, nas quais foi possível pôr em prática e avaliar a efectividade das lições apreendidas.

O gestor da Gapi em Montepuez, António Ngonha, anotou que a iniciativa está a surtir os efeitos desejados. “Durante quatro meses, o grupo Nova Vida poupou 62.600,00 meticais e esse valor circulou entre os membros do grupo em forma de empréstimo, permitindo acumular juros na ordem de 15.910 meticais

Deixe uma resposta

Close Menu