Fundo de Resiliência ajudou-me a recuperar do Idai e Covid-19

You are currently viewing Fundo de Resiliência ajudou-me a recuperar do Idai e Covid-19

José Chaora reside no distrito de Gondola, na província de Manica, onde pratica o comércio de insumos agrícolas. Com a ocorrência do ciclone Idai e da Pandemia da Covid 19, viu o seu negócio falir. 

“Sofri com o Idai directamente e com as suas consequências, sofri indirectamente, porque os meus clientes, que são agricultores, viram os seus negócios destruídos, o que lhes impossibilitou de adquirem os insumos que vendo”, disse.

Chaora explicou que, quando os efeitos do Idai se dissipavam, “veio a Covid-19 que mudou completamente a forma com que fazíamos negócios. As restrições impostas pelas autoridades sanitárias também condicionaram a nossa recuperação. Portanto, só agora começamos a dar passos firmes para o nosso crescimento”.

Ao ouvir falar do fundo de resiliência, Chaora contactou a Unidade de Implementação de Projectos (UIP) da Gapi, no seu distrito, Gondola, onde solicitou um micro-crédito no valor de 135.000 meticais para fundo de maneio.

“Chaora já era cliente da Gapi, que se benefiou de um financiamento de 180 mil, o qual reembolsou com responsabilidade, o que o tornou elegível à este crédito para recuperar o seu negócio”, disse Nância Macaringue, Coordenadora do Fundo de Resiliência.  Por ser um micro-crédito, Chaora se propôe a reembolsar as suas prestações em 12 meses.