Via Rotas para o Trabalho

You are currently viewing Via Rotas para o Trabalho

Via: Rotas para o Trabalho é um programa, cuja componente de empreendedorismo está a ser implementada pela Gapi, em parceria com a International Youth Foundation, sob o financiamento da MasterCard Foundation.

Com a duração prevista para o período 2016-2020, o programa prevê abranger 1.250 jovens de ambos os sexos, desempregados e/ou economicamente desfavorecidos, com ou sem formação académica e com idades entre os 16 e 24 anos, que vivem em áreas urbanas e peri-urbanas de Moçambique.

Os principais objectivos do Via são:

– Promover a criação de jovens empreendedores nas áreas do agro-negócio e construção;
– Avaliar as funcionalidades dos mercados e estrategicamente melhorá-los para o crescimento e desenvolvimento dos mesmos com foco no empreendedorismo de jovens;
– Assegurar que os jovens criem e desenvolvam negócios sustentáveis, através de formações integradas sobre o empreendedorismo e competências técnicas e de vida ligados a serviços financeiros relevantes.

Áreas e Abrangência

– Horticultura – A aposta é na hidroponia e na incubação de jovens em projectos sediados nos distritos de KaMavota, na Cidade de Maputo e em Boane, na Província de Maputo.
A opção pela horticultura deriva do seu enorme potencial para o desenvolvimento do empreendedorismo e a demanda do mercado.

– Construção – Actividades desta área terão a sua fase piloto nas zonas peri-urbanas de Maputo e, posteriormente irão abranger jovens das províncias de Inhambane e Tete.

Para aceder basta preencher o formulário disponível nas associacões incubadoras.