Gapi e MozParks discutem operacionalização dos Centros de Desenvolvimento Empresarial e Inovação

Gapi e MozParks discutem operacionalização dos Centros de Desenvolvimento Empresarial e Inovação

Os CDEI são uma iniciativa da Gapi para promover a incubação de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) na zona francas industriais

A Gapi e o MozParks reuniram em Maputo para, no âmbito do seu memorando de entendimento, discutirem vários assuntos de interesse comum, dentre os quais a operacionalização dos  Centro de Desenvolvimento Empresarial e Inovação (CDEI), a serem instalados nas zonas francas industriais de Beluluane, na Província de Maputo e Topuito, no Distrito de Larde, em Nampula.

Quadros das duas instituições que estiveram na reunião, tem a clareza de que é imperioso que as intervenções sejam antecedidas de estudos de base/diagnóstico para identificar os constrangimentos, as oportunidades de estruturação das cadeias de valor a promover e sinergias existentes e por criar, para o sucesso da intervenção.

Em Março, a Gapi recebeu do MozParks o espaço para a instalação do CDEI em Beluluane, uma entidade que visa contribuir para o desenvolvimento socio-económico do país através da promoção de MPMEs e capacitação de recursos humanos. Os vectores de actuação contemplam, mas não se limitam a (i) Incubação; (ii) Formação; (iii) Pesquisa e estudos empresariais; (iv) Organização de academias de formação em gestão empresarial; e (v) Economia solidária”. 

Os programas de formação que incluem a obtenção de Diplomas com validade académica, serão inicialmente ministrados em parceria com as universidades e institutos superiores de Moçambique e de outros países. Os cursos para este nível serão modulares e baseados no sistema de créditos académicos.

Close Menu