O que é?

A INCUBOX – Caixa Aberta é uma iniciativa de promoção do empreendedorismo em zonas rurais através da facilitação de acesso à serviços de capacitação em negócios, mentoria, assistência técnica e recursos financeiros. Esta iniciativa visa criar e desenvolver start-ups em diversos sectores económicos com potencial de desenvolvimento, oferecendo oportunidades de auto-emprego e de criação de emprego para os seus pares. Uma iniciativa implementada pela Gapi & Fundação MASC com o financiamento da União Europeia

Objectivos

O objectivo geral desta iniciativa é de contribuir para melhorar o desenvolvimento económico e social e reduzir as desigualdades em Moçambique através da criação de empregos decentes e sustentáveis.

Abrangência

O projecto será implementado na província de Niassa, nos distritos de Mandimba, Cuamba e Mecanhelas.

Público Alvo

Fazem parte do público-alvo, jovens e mulheres que cumprem com os critérios abaixo: Idade: 18 aos 35 anos; Nível de escolaridade: Finalistas e Recém-Graduados até dois anos do ensino médio, técnico ou universitário Localização: Residentes nos distritos de implementação; Experiência: empreendedor/a ou aspirante ao empreendedorismo com alguma ideia de negócio nos sectores definidos pela iniciativa; Disponibilidade: 3 meses para participar dos programa de incubação, eventos e reuniões.

São critérios de exclusão pessoas que: Já tenham um emprego formal; Estejam na fase inicial de formação académica; Estejam a residir fora dos distritos abrangidos; e Já tenham um negócio estabelecido há mais de 3 anos.

 

Intervenção Geral

O programa terá as seguintes intervenções chave: Acesso a programa de incubação; Acesso a WiFi/internet, smartphones e serviços de conteúdo local; Acesso a serviços financeiros; Assistência técnica.

Metodologia

Esta iniciativa terá duração de 18 meses e será implementado através de: 3 incubadoras localizadas nos 3 distritos; Serão lançados 4 ciclos de incubação de negócios com duração de 3 meses por ciclo; Terão acesso ao programa de incubação 120 beneficiários.

Critérios de Selecção

Impacto: o impacto social e financeiro do negócio demonstra que o negócio trará soluções a problemas sociais na comunidade, província, região e em termos de rentabilidade o negócio apresenta potencial para ser escalável; Problema e Solução: o problema é bem identificado e é proposta uma solução viável onde são identificados potenciais clientes, as necessidades e os concorrentes; Sustentabilidade: são identificadas as actividades, recursos e parcerias necessárias para implementar o negócio; Inovação: é demonstrado que solução apresentada é diferente das actuais soluções (a nível local).

Close Menu