Infanta Cristina visita Gapi

Infanta Cristina visita Gapi

A Infanta Cristina, segunda filha dos Reis de Espanha e patrona da Fundação LaCaixa, efectuou um visita de cortesia à Gapi, na tarde da terça-feira, 13 de Setembro de 2022, para, dentre vários tópicos, se inteirar das acções conjuntas desenvolvidas por esta instituição financeira de desenvolvimento e a organização Ayuda en Accion, patrocinadas pela organização por ela liderada.

Acompanhada por uma equipa que incluía representantes da Ayuda en Accion e da Funde, a Cristina de Bourbon foi recebida pela Comissão Executiva da Gapi, tendo o seu presidente, Adolfo Muholove, partilhado as principais acções que a sua instituição desenvolve para promover a inclusão económica, social e financeira em Moçambique, através da promoção da inovação, empreendedorismo e investimentos geradores de emprego digno.

A Gapi implementa, em parceria com a Ayuda en Accion, um programa denominado Work for Progress em 8 distritos (Metuge, Ancuabe, Balama, Chiúre, Mecúfi, Montepuez, Namuno e Pemba) de Cabo Delgado, que visa dar assistência técnica e financeira para o desenvolvimento de pequenos negócios geradores de renda e de empregos a nível de micro-empresas.

Para facilitar o acesso ao financiamento, o programa contempla um fundo de Garantias que vai partilhar o risco de crédito nas operações a serem realizadas e incrementar o acesso ao crédito. Este fundo cobre até 75% do risco dos mutuários. Assim, pretende-se atrair e confortar a banca comercial para também financiar alguns destes pequenos negócios. Além do Fundo de Garantia, a Fundação La Caixa disponibilizou, através da ONG Ayuda en Accion, um pequeno fundo de crédito para financiar investimentos de micro e pequenas empresas nos distritos supractitados.

O programa “Trabalhar para o Progresso” prevê ainda actividades de assistência técnica que apoie os gestores das pequenas empresas a estruturarem melhor o arranque e ampliação dos seus negócios.

A Fundação LaCaixa é uma organização com 117 anos de existência cujo principal compromisso é o apoio social e uma vocação de trabalho a favor do interesse geral, através da sua actividade financeira e acção social.

Deixe uma resposta

Close Menu