Niassa como berço, a região como missão: o percurso inspirador de Mussa Aissa

Mussa Aissa Chimbalambala, um comerciante determinado da cidade de Lichinga, provou que visão, compromisso e apoio certo podem mudar destinos. A partir de uma modesta actividade de comercialização agrícola e venda de bens essenciais, construiu um negócio sólido, com impacto estratégico no desenvolvimento local.

Com o apoio do Fundo KfW, através da Gapi, Mussa deu o salto que precisava: transformou um pequeno comércio num verdadeiro polo de dinamização económica.

Em outubro de 2024, com apoio técnico especializado, Mussa estruturou o seu plano de negócios e submeteu um pedido de financiamento. Dois meses depois, em dezembro de 2024, recebeu um crédito de 2.000.000,00 MT, que se revelou um divisor de águas. Com esses recursos, conseguiu: (i) escoar cerca de 992 toneladas de milho para a província de Nampula; (ii) eEstabelecer-se como grossista e retalhista em Namacula; e (iii) construir um novo armazém, essencial para responder ao crescimento da procura.


O impacto da sua iniciativa tem reflexos amplos e sustentáveis, tais como  o Impulso à produção agrícola local, com milhares de hectares agora produtivos; aumento significativo da renda dos camponeses, contribuindo para a segurança alimentar e combate à subnutrição crónica e melhoria no acesso a bens essenciais para comunidades antes isoladas.


A história de Mussa ilustra como financiamento inclusivo e orientação técnica adequada podem libertar o potencial de empreendedores locais, fortalecer cadeias de valor e ligações entre zonas rurais e urbanas, promover resiliência económica e coesão social, além de criar empregos e oportunidades em regiões historicamente marginalizadas.

Share
Leave comment