Do sonho à realidade: Incubox impulsiona startups e gera auto-emprego para a juventude

Na região norte de Moçambique, o programa Incubox — uma iniciativa inovadora promovida pela Gapi, com o apoio da União Europeia e em parceria com a Fundação Aga Khan — está fazendo a diferença na vida de jovens de idades entre 18 e 35 anos. O projecto, baptizado de Incubox, já está criando oportunidades reais de capacitação, geração de emprego e inclusão social nas províncias de Niassa, Nampula e Cabo Delgado.

Foram instaladas 12 incubadoras modulares sustentáveis — eco-friendly, pré-fabricadas e com energia solar, conectividade Wi-Fi, sanitários e espaços de armazenamento — em locais estratégicos, nomeadamente, Mandimba, Cuamba, Mecanhelas e Marrupa, no Niassa; Ilha de Moçambique, Lumbo, Mossuril, Ribáuè, em Nampula; e Balama, Montepuez, Chiúre, e Palma em Cabo Delgado.

Este programa, tem como marcos (i) a capacitação de 1080 jovens, que estão a ser acompanhados ao longo de 48 meses, com a clara meta de que 40% dessas startups sejam lideradas por mulheres; (ii) criação de startups: espera-se que esse grupo se converta em startups formais, com apoio para acesso ao financiamento, assistência técnica e formalização ; e (iii) geração de empregos: o projecto tem potencial para criar entre 3.000 a 3.250 empregos directos, fortalecendo a economia local e alavancando o tecido produtivo rural.

Formação, Digitalização e Estágios

Os jovens participantes recebem capacitação em habilidades de vida e gestão de negócios, inclusive em literacia digital e uso seguro de tecnologia; recebem smartphones, internet gratuita nas incubadoras e até formação via realidade virtual; e estágios profissionais: 250 oportunidades de estágio em empresas locais e internacionais, em colaboração com entidades como a AIESEC.

A resposta dos jovens tem sido impressionante: 1.542 candidaturas foram recebidas para as componentes de incubação e estágio — desses, 120 serão incubados e 72 irão para os estágios, conforme um processo de seleção que inclui avaliação de elegibilidade, qualitativa, comportamental e através de sessões pitch locais.

Em maio de 2025, o programa foi oficialmente lançado pelo Presidente da República durante as comemorações dos 35 anos da Gapi. Ele destacou o projecto como uma ponte entre o talento jovem e oportunidades reais de desenvolvimento económico, ressaltando o papel dos jovens como vectores de inovação.

Um exemplo inspirador vem de Adolfo José Chinaia, jovem empreendedor de Cuamba: “após participar do Incubox e receber apoio técnico e financeiro, meu negócio de acessórios de telemóveis e serigrafia cresceu significativamente. Minha renda aumentou de 50 mil para 80 mil meticais por mês e hoje emprego duas outras pessoas, e consigo gerar renda para para mim e para eles.”

O Incubox é um modelo robusto de desenvolvimento local e inclusão social, que alia infra-estrutura sustentável, capacitação técnica, empoderamento feminino e acesso ao mercado de trabalho. Ao transformar ideias em negócios viáveis e criar empregos reais, a iniciativa fortalece comunidades inteiras e mostra como um esforço coordenado entre a Gapi, União Europeia, Fundação Aga Khan, AIESEC e instituições de ensino pode gerar um impacto transformador para os jovens e o desenvolvimento económico de Moçambique.

Share
Leave comment