Trinta mulheres da localidade de Nantira, no distrito de Mogovolas, província de Nampula, estão a dinamizar a economia local e a melhorar as condições de vida das suas famílias através da comercialização de cereais e oleaginosas. Organizadas na associação comunitária Wiwanana, elas demonstram que união, boa gestão e acesso ao crédito podem gerar progresso sustentável.
Em junho de 2023, a Wiwanana recebeu da Gapi um financiamento de 100.000 meticais, destinado ao reforço do capital de giro para aquisição e comercialização de produtos agrícolas. A primeira fase focou na compra de amendoim, seguida por feijão-cuté, feijão-bóer, gergelim e castanha de caju — garantindo actividade económica durante todo o ano.
Com espírito empreendedor, a associação mantém também uma mercearia comunitária, essencial para os habitantes de Nantira, situada a 40 km do centro comercial mais próximo. Este espaço não só assegura o abastecimento local, como também gera rendimento contínuo e funciona como suporte financeiro nos períodos de menor comercialização agrícola.
A gestão responsável das mulheres da Wiwanana permitiu a liquidação integral do empréstimo. Além disso, distribuíram 25.000 meticais em lucros entre os membros, reinvestiram 50.000 meticais em mercadorias para a mercearia e adquiriram dois bovinos, elevando o rebanho de 10 para 12 cabeças.
“O crédito foi a oportunidade de ampliar o nosso comércio e garantir rendimento mesmo fora da época de colheita. Hoje, além de comprar cereais, abastecemos a nossa comunidade e fortalecemos a associação”, partilha uma das integrantes.
Esta iniciativa da Gapi insere-se na Linha de Crédito para Negócios Rurais, que visa financiar empreendedores enquadrados nas cadeias de valor do Projeto de Financiamento de Empreendimentos Rurais (REFP), promovendo o envolvimento do setor financeiro formal através do refinanciamento.
A experiência da Wiwanana, em parceria com a Gapi, comprova que investir em grupos organizados de mulheres é uma estratégia eficaz para multiplicar benefícios sociais, económicos e comunitários.

