Gapi reforça empreendedorismo jovem com inovação digital

A Gapi está a consolidar um modelo pioneiro de promoção do empreendedorismo juvenil que combina capacitação em negócios, literacia digital e financiamento adequado, com foco particular em distritos rurais do Norte de Moçambique. Esta iniciativa ganha expressão no Projecto Incubox II, lançado pelo Presidente da República, Daniel Chapo, e financiado pela União Europeia, que está a transformar o acesso de jovens a competências, tecnologia e oportunidades económicas.

O Incubox II está a incubar 1.080 jovens nas províncias do Niassa, Cabo Delgado e Nampula, num processo que alia formação intensiva, apoio técnico, formalização de negócios e acesso a financiamento inicial. O objectivo é criar startups viáveis lideradas por jovens, com metas de inclusão que estipulam que 40% destas empresas sejam lideradas por mulheres.

Do conhecimento ao financiamento adequado

Uma das inovações centrais introduzidas pela Gapi é o modelo de acesso facilitado a smartphones, que os beneficiários têm de pagar de forma faseada, tornando a tecnologia acessível mesmo em comunidades rurais onde o custo inicial seria proibitivo.

Para impmentar esta inovação planificou-se um  investimento total de cerca de 7,3 milhões de Meticais para disponibilizar um total de 1870 telemóveis. Até agora, cerca de 360 jovens incubados já adquiriram smartphones para uso nos seus novos negócios.

Segundo Edwina Ferro, da Unidade de Género e Juventude da Gapi, “o telemóvel abre portas para comunicação, pesquisa, formação e acesso a conteúdos educativos em Local Cloud, mesmo em zonas com fraca cobertura de internet”. Durante a incubação, os jovens têm acesso a internet gratuita, reforçando o uso prático das ferramentas digitais para gerir, divulgar e expandir os seus negócios.

O modelo funciona com regras de gestão claras — contratos, registos de pagamento e cadernetas — com prestações semanais entre 90 e 140 meticais, garantindo transparência e sustentabilidade.

Impacto: mais negócios formais, mais emprego

Os resultados começam a ser visíveis nas comunidades. Jovens relatam melhor ligação com clientes, maior capacidade de promover os seus produtos, acesso constante à formação e uma melhoria significativa na organização dos seus negócios, agora mais digitalizados e orientados para o mercado.

Para além da capacitação, o projecto tem um forte componente de geração de empregos: estima-se que as startups criadas no âmbito do Incubox II possam gerar entre 3.000 e 3.250 empregos directos, contribuindo para a dinamização económica dos distritos rurais do Norte.

Um modelo que combina tradição, território e futuro

Com esta abordagem integrada — formação em negócios, literacia digital e financiamento — a Gapi e os seus parceiros, em particular a Fundação Aga Khan, estão a demonstrar que a inovação pode nascer em áreas rurais e transformar o futuro de centenas de jovens.

O Incubox II reforça é um dos projectos inscritos na estratégia da Gapi centrada em promover a inclusão económica e o desenvolvimento local, alinhando-se com a visão do Governo de criar mais oportunidades para a juventude, especialmente nas regiões mais desafiadas do país.

Share
Leave comment