Formação em realidade Virtual Abre Caminho para o Desenvolvimento Rural

You are currently viewing Formação em realidade Virtual Abre Caminho para o Desenvolvimento Rural

O projecto INCUBOX implementa desde Janeiro de 2023 uma série de Formações Técnicas usando a metodologia de Realidade Virtual nos distritos de Mandimba, Cuamba e Mecanhelas em Niassa. Esta metodologia permite que os nossos incubados tenham uma experiência imersiva com foco à prática, onde estes podem interagir entre si e com os objectos de formação, além de testarem conhecimentos em ambientes similares ao seu contexto local. Até ao momento foram formados 30 empreendedores e espera-se formar 50 até o final do projecto.

Os treinamentos em Realidade Virtual são uma alternativa económica aos métodos de treinamento tradicionais, dado que elimina a necessidade de salas de aula físicas, livros impressos e equipamentos de treinamento prático, reduzindo o custo geral do treinamento. Isso o torna uma opção acessível para indivíduos e organizações em zonas rurais, quando os recursos são limitados. Ajuda também a superar barreiras geográficas, fornecendo acesso remoto à conteúdos de treinamento de alta qualidade, especificamente adaptados às necessidades dos mecânicos rurais levando a melhores serviços de reparo para motocicletas, maior segurança nas estradas e redução do tempo de inactividade para agricultores e outros usuários de motocicletas.

“No primeiro dia que eu usei a Realidade Virtual vi e aprendi o que antes eu achava ser impossível e espero usar esse conhecimento para o desenvolvimento do meu empreendimento” – contou Almirante Pajume, beneficiário do INCUBOX em Mecanhelas, que explicou ainda que “Na verdade foi uma experiência excelente e espero que possamos partilhar essa experiência e oportunidade com mais pessoas, e que tenhamos mais oportunidade para participar de mais formações iguais a formação de Realidade Virtual” –

“A Gapi escolheu investir na formação em Realidade Virtual para a área da mecânica pois está pode oferecer uma oportunidade para os beneficiários rurais desenvolverem suas habilidades e conhecimentos, levando ao estabelecimento de seus próprios negócios de reparo. Isso pode ajudar a impulsionar as economias locais, criando empregos e aumentando o acesso a serviços essenciais de reparo para motocicletas, que geralmente são essenciais para o transporte nas áreas rurais.” – Rui Amaral, Director da Área de Capacitação e Consultoria Empresarial. 

O projecto INCUBOX é implementado pela Gapi em parceria com a Fundação MASC sendo co-financiado pela União Europeia e visa  promover o empreendedorismo juvenil em zonas rurais através da facilitação de acesso a serviços de capacitação em negócios, mentoria, assistência técnica e recursos financeiros. Esta iniciativa visa criar e desenvolver start-ups em diversos sectores económicos com potencial de desenvolvimento, oferecendo oportunidades de auto-emprego e de criação de emprego para os seus pares.