Gapi e M-pesa levam serviços financeiros a empreendedores rurais

A Gapi e a M-pesa assinaram, nesta sexta-feira, 06 de Outubro, na sede da Gapi, em Maputo, um acordo de parceria que visa levar os serviços financeiros da Gapi aos empreendedores rurais, usando a plataforma M.pesa, de modo a promover a classe empresarial e, consequentemente, a inclusão financeira.

Rubricado pelo Presidente da Comissão Executiva da Gapi, Adolfo Muholove e pelo Director Geral da Vodafone Mpesa, S+ergio Gomes, o acordo visa fundamentalmente, desenvolver relações de cooperação e colaboração nos domínios de comunicação e uso de ferramentas digitais para o melhoramento e facilitação de transações de  recebimentos e transferências de valores no processo de provisão de serviços financeiros nas zonas rurais.

“A adesão à  Plataforma de gestão de transações financeiras M-Pesa insere-se no contexto de implementação da estratégia de digitalização das operações da Gapi e tem como objectivo primordial aumentar a sua abrangência geográfica, eficiência económica, dado que, através deste mecanismo, haverá  redução de custos operacionais, rapidez no processamento em tempo real das transações dos seus clientes, maior segurança, flexibilização dos processos de desembolso e reembolso de crédito e outros produtos financeiros”, considerou Adolfo Muholove.

Sérgio Gomes, defende que “ao estabelecermos esta parceria, queremos garantir que as empresas, sobretudo aquelas que estão sediadas em zonas recônditas, tenham acesso fácil a um sistema financeiro, para o pagamento das suas obrigações e evitarem penalizações. Este acordo vai catapultar a nossa missão de inclusão financeira no país e mantém a evolução deste serviço para muito mais do que um simples instrumento de transferência de dinheiro”.

Para a Gapi, a promoção empresarial e inclusão financeira consistem na provisão de serviços financeiros às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), que são os beneficiários dos seus serviços, sob a forma de crédito, garantias e instrumentos de capitalização de empresas.

Já o Mpesa diz estar certo este acordo reforça o seu posicionamento na promoção empresarial e inclusão financeira no mercado moçambicano, assim como aumenta o volume de transacções no mercado, através da oferta de um serviço rápido, fácil de usar e seguro.

Share
Leave comment