Mais jovens formados na promoção do autoemprego

No âmbito da parceria existente entre a Gapi-SI (Instituição Financeira de Desenvolvimento) e a SNV para implementação de um programa de desenvolvimento de capacidades orientado para a empregabilidade dos jovens no agronegócio, denominado “Desenvolvimento de habilidades de negócio para promoção do autoemprego”, a Gapi no mês de Fevereiro do ano em curso, iniciou a formação de 140 jovens de 7 distritos da província de Nampula, nomeadamente em Ribaué, Malema, Mónaco, Meconta, Ilha de Moçambique, Rapale e Lalaua.

Trata-se de uma acção de empoderamento dos jovens em matérias de empreendedorismo e planificação de negócios com vista a dotá-los de conhecimentos e ferramentas para identificação de oportunidades de negócios viáveis nos distritos onde se encontram a residir e, por conseguinte, criarem o seu próprio autoemprego através da implementação de iniciativas empresariais. Esta intervenção da Gapi  tem a duração de 24 meses e formou até ao mês de Março um total de 83 jovens, dos quais 31 são mulheres. Os jovens beneficiários, depois da formação, estão a ter assistência técnica da Gapi para o desenvolvimento dos seus planos de negócios que, dependendo da viabilidade que demonstrarem serão financiados por esta instituição financeira de desenvolvimento. Durante a implementação das iniciativas empresariais pelos jovens, a Gapi presta serviços de acompanhamento e aconselhamento técnico para orientá-los sobre as boas práticas de desenvolvimento empresarial e garantir a sua implantação e sucesso no mercado.

Assim, a Gapi, pretende promover o autoemprego através da capacitação dos jovens em técnicas empresariais e financiamentos no ramo do agro-negócio.

Share
Leave comment