Gapi troca experiências sobre inclusão Financeira

You are currently viewing Gapi troca experiências sobre inclusão Financeira

Na FinTalks

A Gapi participa hoje, 20 de setembro, em Maputo, na Conferência M-pesa FinTalks, evento no qual, além da troca de experiências com outros actores, expõe as suas soluções inovadoras em prol da Inclusão Financeira em Moçambique.

Organizado pela Vodafone M-pesa, por ocasião dos 10 anos desta instituição, o evento decorre sob o lema “Ligados, trilhamos o caminho da Inclusão Financeira” e conta com a parceria da FSD – Financial Sector Deepening Moçambique e a FinTech.Mz.

“A estratégia de inclusão financeira da Gapi tem por objectivo promover a criação, consolidação e expansão de uma rede de organizações microfinanceiras com vista a melhorar a oferta de serviços financeiros adequados e inovadores a micro negócios relevantes para a população rural e segmentos sociais de baixa renda”. Explicou Amiro Abdula, Director da Área de Financiamento, Investimentos e Participações, acrescentando que “ Esta estratégia visa em última instância, assegurar a expansão de uma rede descentralizada de bancos rurais, que contribua para a edificação de um sistema financeiro mais inclusivo”.

No âmbito da referida estratégia, a Gapi actua no Desenvolvimento Institucional, apoiando a criação de organizações financeiras de base comunitária (ASCAs, OPEs); microbancos (desde as caixas financeiras rurais às Caixas Gerais de Poupança e Crédito). Faz também (i) o Refinanciamento; (ii) a Capitalização; e (iii)  a Capacitação e Consultoria Empresarial.

A Gapi, que é uma instituição financeira de desenvolvimento que promove, através da sua presença nacional a Inclusão e Inovação, se faz representar neste evento pela Direcção de Financiamento, Investimentos e Participações e pelos Serviços de Marketing, Comunicação e Imagem.