Incubox e Gapi fizeram crescer a minha renda e criar novos empregos

You are currently viewing Incubox e Gapi fizeram crescer a minha renda e criar novos empregos

– Adolfo José Chinaia, empreendedor de Cuamba

“A formação que beneficiei do projecto Incubox e o financiamento da Gapi, me permitiram fazer crescer o meu negócio e as minhas receitas aumentaram de 50 mil para oitenta mil por mês, uma vez que aumentei a quantidade de produtos que adquiro, razão pela qual, deixei de trabalhar sozinho e agora somos três”, testemunha Adolfo José Chinaia, de 34 anos e natural de Cuamba.

Chinaia tem um negócio de comércio à retalho de acessórios de telemóveis e serigrafia, na cidade de Cuamba e se beneficiou de capacitação e coaching em matérias como (i)       como fazer o controle de gestão de stock e gastos do seu negócio, módulo no qual aprendeu a fazer o preenchimento correcto de Mapas de Compra e Vendas, Mapa de Inventário/sua periodicidade e Mapa de Custos; (ii) Gestão Financeira; (iii) Registos financeiros e; (iv) Estimativa de custos.

“Adquiro a minha mercadoria nos revendedores grossistas nacionais, concretamente nas cidades de Maputo e Nampula e os revendo aqui em Cuamba, para os residentes e os que por aqui passam, dado que este distrito é um corredor”, explica, acrescentando que “a formação de que me beneficiei, me tornou capaz de gerir melhor o meu negócio, daí que me dirigi à Gapi onde solicitei um financiamento de 100 mil meticais que me permitiu aumentar o meu stock”.

O INCUBOX – Caixa Aberta é uma iniciativa de promoção do empreendedorismo em zonas rurais através da facilitação de acesso à serviços de capacitação em negócios, mentoria, assistência técnica e recursos financeiros. Esta iniciativa visa criar e desenvolver start-ups em diversos sectores económicos com potencial de desenvolvimento, oferecendo oportunidades de auto-emprego e de criação de emprego para os seus pares. Uma iniciativa implementada pela Gapi & Fundação MASC com o financiamento da União Europeia.

Deixe um comentário