Maputo discute Gestão de Risco em Finanças para o Desenvolvimento

You are currently viewing Maputo discute Gestão de Risco em Finanças para o Desenvolvimento

A Gapi, primeira instituição financeira de desenvolvimento moçambicana, acolhe o evento

Técnicos de Instituições Financeiras de Desenvolvimento da África Austral reunem-se de hoje, 9 de Maio a 13 de Maio, em Maputo para uma acção de formação em matérias ligadas à gestão de risco, e às boas práticas de gestão, mobilização de recursos, avaliação integrada de investimentos, entre outros.

A formação que será direccionada a gerentes de nível sénior e médio dos países da região é organizada pelo Centro de Mobilização de Recursos para Instituições Financeiras de Desenvolvimento da África Austral (DFRC), entidade da qual a Gapi é menbro desde 2007.

“É uma grande honra testemunhar o início desta formação sobre o Programa de Gestão de Risco cujo objetivo é capacitar os participantes na aplicação de uma agenda de gestão de risco no desempenho de suas funções, desenvolvendo políticas, procedimentos e metodologias de gestão de risco para suas instituições, especialmente no que diz respeito ao risco de crédito.” – considerou Adolfo Muholove, Presidente da Comissão Executiva da Gapi, no acto de abertura do encontro, tendo acrescentado que, “esta formação enfocará os conceitos, ferramentas e técnicas de gestão de risco de crédito, mas também abordará aspectos de risco de mercado e operacional”.

Este treinamento faz parte do plano de atividades do DFRC com o objetivo de aprimorar as habilidades técnicas dos funcionários das organizações financeiras filiadas para melhorar seu desempenho. A gestão do risco é uma disciplina crucial na gestão bancária porque sem o seu conhecimento o próprio técnico torna-se o principal risco da actividade bancária.