Maria Supada um exemplo de empreendedorismo feminino

You are currently viewing Maria Supada um exemplo de empreendedorismo feminino

Maria Supada é uma mulher modelo quando se fala em negócios, não só em Doa, onde reside, como no país todo, tanto é que por ocasião da Feira e Fórum de Comercialização Agrícola, recebeu um cheque no valor de 2.500.000, da Linha de Crédito de Comercialização Agrícola (LCCA), um instrumento de apoio aos integrantes desta cadeia de valor, criado pelo Instituto de Cereais de Moçambique e pela Gapi.

Maria é uma mulher empreendedora do distrito de Doa, em Tete que comercializa Gergelim, Milho, Feijão e Soja, apesar deste último não ser produzido localmente. Ela conta que  “a minha aventura nos negócios fortifica-se quando inicio uma relação com a Gapi, há 20 anos, quando esta instituição abriu uma delegação aqui em Tete. De lá para cá, já tive vários financiamentos e vária ajuda em matérias, dentre as quais a gestão de negócios”. 

No acto, ela não deixou de enaltecer os feitos alcançados com a sua parceria: “Com a ajuda da Gapi consegui comprar tractor, contruí minha casa e comprei carros. Tenho uma machamba com 17 hectares que cultivo milho, gergelim e emprego cerca de 35 trabalhadores, alguns em regime sazonal”.