O Fundo de Resiliência foi um pai para mim e minha família

You are currently viewing O Fundo de Resiliência foi um pai para mim e minha família

Abdala Omar, avicultor, Chiúre, Cabo Delgado

Abdala Omar, jovem avicultor de 29 anos, chefe de família e pai de dois 2 filhos, cujo negócio antes da Covid-19 era realizado num estabelecimento precário arrendado, assume que o Fundo de Resiliência, criado para apoiar negócios afectados pelas calamidades e pela Pandemia da Covid, foi um pai para si e sua família, porque, sem este, o seu negócio estaria falido.

“A Covid 19 afectou negativamente o meu negócio, devido a fraca procura das aves e ao elevado índice de mortalidade por falta de locais de venda de insumos”, lamentou. Ao tomar conhecimento da existência deste fundo, Abdul Omar se dirigiu à Gapi, em Chiure, onde, após verificarem o seu percurso e processo, lhe concederam um crédito de 100 mil meticais.

“Com o crédito, retomei o meu negócio, só que, invés de continuar a arrendar, optei por construir de um aviário na minha casa, o que reduziu os custos com a renda”, exulta alegre, explicando ainda que “com o valor, foi ainda possível adquirir materiais e equipamento novo e, porque o negócio está a correr bem, empreguei três jovens para me ajudarem a responder aos desafios do crescimento”.

“Temos estado a dar todo o apoio possível ao jovem Abdula, desde o início, até ao processo de comercialização, onde o apoiamos na elaboração da estratégia e conteúdos de marketing e na ligação de mercado, o que culminou com a celebração de vínculos com algumas instituições públicas e privadas, locais onde fornece o seu produto”, explicou Jorge Cossa, da Unidade de Implementação de Projectos da Gapi, em Chiúre.