Recuperei os negócios e empregos com financiamento do Fundo de Resiliência

You are currently viewing Recuperei os negócios e empregos com financiamento do Fundo de Resiliência

– Rafael Afonso, um produtor e comerciante de Molumbo, na Zambézia

Os negócios de Rafael Afonso, no distrito de Molumbo, a 500kms de Quelimane, foram destruídos em Março de 2023 pelo ciclone Fredy. A produção agrícola e os meios para comercializar cereais e feijões, de que vivia desde 2009, foram arrasados em poucas horas pela força dos centos e das águas.

Mas, uma bóia de salvação foi ao encontro de Afonso. “Com o apoio do Fundo de Resiliência, consegui recuperar o meu negócio. Já passei das 50 toneladas que comercializava por campanha, para 120 toneladas nesta campanha”, garantiu Afonso.

A “bóia de salvação” chegou a Molumbo pelas mãos de Nilza Francisco, representante da Gapi na Zambézia que, visitando as regiões mais afectadas, foi identificando os negócios locais mais merecedores de assistência e explicando “Com o Fundo de resiliência estamos a apoiar a recuperação da produção e comercialização agrícola. Esta linha de crédito prioriza a recuperação de Micro, Pequenas e Médias empresas afectadas pelos desastres naturais e pela pandemia”.

Empregando 16 trabalhadores, quatro dos quais mulheres, Rafael Afonso investiu os 3.5 milhões de meticais na  aquisição de  milho, soja e feijões produzidos por agricultores familiares. “Com este financiamento aumentei de 25 para 130 o número de produtores que conseguem entrar no mercado. Destes produtores a quem compramos a produção, 40 são mulheres”, finalizou.