A força da colaboração entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Gapi está a redefinir o panorama dos sectores florestal, de processamento de madeira e construção sustentável em Moçambique. Através do projecto MozTrabalha II, esta aliança estratégica está a impulsionar o crescimento inclusivo, a sustentabilidade empresarial e a criação de empregos dignos, especialmente para jovens e mulheres.
Casos como os da Terra Mold, Over Rivers e Lomagundi Poles ilustram com clareza o impacto profundo do projecto:
A Terra Mold é uma microempresa sediada em Manica e que se dedica à produção de tijolos ecológicos para habitação acessível e resiliente. O gestor Alberto Silva recebeu formação em gestão e segurança no trabalho, fortalecendo a estrutura organizacional e preparando a empresa para captar financiamento e expandir sua presença no mercado.
Outra empresa de Manica é a Over Rivers com mais de 30 anos de experiência na transformação de madeira, a empresa liderada por Daniel Vumbussa Júnior beneficiou de sessões de coaching que melhoraram significativamente as práticas de higiene e segurança, além de reforçar a gestão interna e o cumprimento das obrigações legais. O resultado? Uma empresa mais organizada, resiliente e comprometida com o emprego decente.
Já a Lomagundi Poles, especializada no tratamento de postes para infraestruturas públicas, liderada por Tapiwa Mubonderi, viu melhorias tangíveis na gestão, marketing e segurança laboral. A assistência da Gapi permitiu à empresa consolidar a sua posição no mercado regional e internacional, com clientes em Moçambique, Zâmbia, Malawi e Zimbabwe.
O MozTrabalha II actua em quatro províncias — Niassa, Zambézia, Manica e Sofala — e oferece uma abordagem integrada que inclui: formação técnica e empresarial; mentoria e ligação a mercados; facilitação de acesso ao financiamento, incluindo produtos verdes; apoio à habitação sustentável; e promoção de salários digitais e inclusão financeira
Resultados que Inspiram
As empresas envolvidas reportam melhorias na produtividade, segurança no trabalho, acesso ao financiamento e formalização laboral. Além disso, o projecto está a influenciar políticas públicas voltadas para o trabalho digno e a sustentabilidade no sector.
A colaboração entre a OIT e a Gapi não é apenas técnica — é transformadora. Ao unir conhecimento global com acção local, o MozTrabalha II está a construir um sector mais justo, resiliente e inclusivo, onde o desenvolvimento económico anda lado a lado com a dignidade humana. Este é o futuro do trabalho sustentável em Moçambique — e ele já começou.


